Intercâmbio: Parte 2


Nesse post aqui falei um pouquinho sobre os programas de intercâmbio, lembram? Hoje vou falar sobre o programa que escolhi.

Depois de rodar por todas as agências de intercâmbio de Goiânia, eu acabei escolhendo a Experimento e fiquei super satisfeita com tudo, comigo nada deu errado! Acho que na hora de você escolher sua agência você tem que sentir confiança na pessoa e na empresa que vai te dar todo esse suporte, e foi nessa que mais me senti a vontade. 
Somente nesta agência foram mais de 10 orçamentos. Tudo quanto é lugar e programa eu orcei: Inglaterra, Irlanda, Canadá, Nova Zelândia, Austrália e EUA. Somente nos EUA foram uns 6 orçamentos para cidades diferentes. Deu para ver o quão confusa eu estava né?
Depois de tanto conversar com o meu consultor decidi que iria então para Philadelphia estudar 6 meses (6 sessões).




Por que?

Muita gente me perguntou/pergunta o porquê eu escolhi essa cidade, mas o porquê eu realmente escolhi eu não lembro. De uma coisa eu sabia, eu queria alguma cidade perto de NYC, que fosse jovem, grande e com menos brasileiros. Aí meu consultor falou com tanto carinho de Philadelphia que acabei “batendo o martelo”


Escolas?

Escolhida a cidade eu tinha então duas opções de escola: A ELS e a Kaplan. 

ELS (English Learning School) é um programa de idiomas oferecido por universidades, no caso, a universidade de Philadelphia podia  optar era a Saint Joseph University (Saint Joe's para os íntimos), pois e a conveniada com a minha agência.
Ela é localizada bem afastada do centro de Philly, de ônibus gastava-se por volta de 35 minutos. É um campus lindo. Fiquei encantada quando o vi pela primeira vez, e todos os outros dias também (hehehe). A universidade foi fundada por Jesuítas e tem cerca de 160 anos, então já dá para imaginar a arquitetura né?! Linda!!! 





A Kaplan talvez seja a mais conhecida no ramo. Em Philadelphia ela fica localizada no centro, tem um bar/pub em cima ou ao lado, não lembro direito, onde vira o point dos estudantes de lá. Por fora parece ser bem pequena, bem menor que a ELS, que tem 3 andares. E pelo o que ouvi falar de alguns colegas que estudaram lá por um tempo também eles focam mais a conversação e a linguagem informal, ao contrário da ELS que é mais focada na gramática.


Acomodação

Na agência você podia escolher se acomodar em casa de família, residência estudantil ou alugar um apartamento por conta própria. Eu decidi então pagar 1 mês em casa de família e depois quando já estivesse lá eu decidia o que ia fazer para os próximos 5 meses.

Casa de família: Na própria agência você tem que preencher um questionário respondendo perguntas como, se gosta/quer animais de estimação, dormir em quarto individual ou dividir com alguém, o que gosta de comer, se tem preferência por casal, mulher/homem solteiro (a), crianças, entre outros. Respondi a esse questionário, e minhas únicas restrições foram: casa sem animais de estimação e dormir em quarto individual. E também você pode escolher estar incluso café da manhã e jantar (meia-pensão) ou somente jantar. Optei por meia-pensão. E o resto então é tudo por conta da agência, ela repassa seu questionário para a escola e eles ficam encaminhados de achar uma família para você.

Minha casa de família


Residência Estudantil: Dentre todas pelos EUA, há boatos de que a de Philadelphia é a melhor. Como nos EUA os universitários tem a opção de morar "dentro" do campus, estes mesmo prédios destinados aos estudantes da universidade são também destinados aos estudantes de intercâmbio. Na Saint Joe's tinha 5 residências estudantis (mini-prédios). O para os estudantes da ELS (Rashford Hall) ficava bem pertinho da escola, 5 minutinhos a pé. Os primeiros andares eram para quem estudava na ELS e os outros para os universitários. 

Rashford Hall

Apartamento/Casa: Isso é por sua conta. No entorno do campus há vários prédios que alugam apartamentos, alguns já mobiliados. E também tem vários sites que você pode procurar, como o Airnb e o Craiglist. O meu eu achei pelo Craiglist. Lá é muito comum as pessoas alugarem apenas quartos ou o próprio apartamento todo mobiliado por um período de tempo, a melhor época para achar é entre junho e setembro, que corresponde ao período de férias de lá. Ou seja, todo mundo viaja, e ninguém que ter que pagar aluguel sem estar no imóvel, então eles os coloca a aluguel.


Locomoção

Quando estava na casa de família, eu ia de ônibus. A universidade oferece gratuitamente um ônibus que para em todas as residências estudantis e alguns prédios da universidade. Ele para de 25 em 25 minutos em cada ponto. Então é super tranquilo para quem está em casa de família, pois as casas ficam no entorno da universidade e tem um ponto de ônibus perto para te levar e buscar.
Quando mudei para o centro, por sorte, tinha um ponto de ônibus em frente ao meu prédio e precisava pegar somente uma linha para chegar à escola, então não tinha nem como reclamar ou atrasar, pois as linhas de ônibus eram bem pontuais, os ônibus tinham ar-condicionado e como a linha que eu pegava passava toda hora, era muito difícil não ter assento. Então sempre dava para dar aquele cochilinho.

Primeira foto da turma (a cada fim de sessão tirávamos uma foto)
Gostaram do post, meninas? Ainda virão muitos outros. É muita informação, então é melhor separá-las direitinho. Qualquer dúvida ou curiosidade é só deixar um comentário que responderei.

(Como algumas pessoas tiveram dificuldades para achar o lugar onde comentar, você tem que clicar numa caixinha com um número do lado direito do título do post, tá? O local para comentar não fica na parte inferior do post e sim, na superior).

Beijos!!

3 comentários:

  1. Ola,
    Meu nome é Karen e adorei seu post...gostaria de uma ajuda, estou em duvida entre a Kaplan e a ELS, o que sugere?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karen, tudo bem??

      Ambas são muito boas, a diferença básica entre as duas é que uma fica no centro da cidade (onde tudo acontece: compas, bares, baladas, restaurantes, parques) e a outra é mais afastada da cidade, mas fica em um campus lindo, você pode vivenciar a vida universitaria americana, pode usar as dependencias da universidade e tem a opçao do dormitorio estudantil, que é bem legal. Apesar de nao ter ficado no dormitorio do campus, muitos amigos ficaram e sempre estava por la.
      Me manda um e-mail (blog.ayane@gmail.com) caso queira tirar mais dúvidas, que vou ficar muito feliz em poder te ajudar!!
      Pois quando estava indo também estava com varias duvidas e nao tinha ninguem para me respondê-las.
      Já vou avisando também se voce tiver fugindo de brasileiros nenhuma das duas vai te atender.. hahahaha. Mas nesse quesito acho que a kaplan tem mais. Outra coisa tambem é que a kaplan foca mais na conversação, e a ELS ensina um ingles mais certinho com muito regra gramatical.

      Um beijo!!

      Excluir
  2. Boa tarde Ayane, adorei o seu blog. Te mandei um email a respeito de dúvidas sobre intercambio, se você puder me ajudar, agradecerei bastante.

    Att Tuanny Pedrosa

    ResponderExcluir