Mostrando postagens com marcador intercâmbio. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador intercâmbio. Mostrar todas as postagens

Intercâmbio: Parte 2


Nesse post aqui falei um pouquinho sobre os programas de intercâmbio, lembram? Hoje vou falar sobre o programa que escolhi.

Depois de rodar por todas as agências de intercâmbio de Goiânia, eu acabei escolhendo a Experimento e fiquei super satisfeita com tudo, comigo nada deu errado! Acho que na hora de você escolher sua agência você tem que sentir confiança na pessoa e na empresa que vai te dar todo esse suporte, e foi nessa que mais me senti a vontade. 
Somente nesta agência foram mais de 10 orçamentos. Tudo quanto é lugar e programa eu orcei: Inglaterra, Irlanda, Canadá, Nova Zelândia, Austrália e EUA. Somente nos EUA foram uns 6 orçamentos para cidades diferentes. Deu para ver o quão confusa eu estava né?
Depois de tanto conversar com o meu consultor decidi que iria então para Philadelphia estudar 6 meses (6 sessões).




Por que?

Muita gente me perguntou/pergunta o porquê eu escolhi essa cidade, mas o porquê eu realmente escolhi eu não lembro. De uma coisa eu sabia, eu queria alguma cidade perto de NYC, que fosse jovem, grande e com menos brasileiros. Aí meu consultor falou com tanto carinho de Philadelphia que acabei “batendo o martelo”


Escolas?

Escolhida a cidade eu tinha então duas opções de escola: A ELS e a Kaplan. 

ELS (English Learning School) é um programa de idiomas oferecido por universidades, no caso, a universidade de Philadelphia podia  optar era a Saint Joseph University (Saint Joe's para os íntimos), pois e a conveniada com a minha agência.
Ela é localizada bem afastada do centro de Philly, de ônibus gastava-se por volta de 35 minutos. É um campus lindo. Fiquei encantada quando o vi pela primeira vez, e todos os outros dias também (hehehe). A universidade foi fundada por Jesuítas e tem cerca de 160 anos, então já dá para imaginar a arquitetura né?! Linda!!! 





A Kaplan talvez seja a mais conhecida no ramo. Em Philadelphia ela fica localizada no centro, tem um bar/pub em cima ou ao lado, não lembro direito, onde vira o point dos estudantes de lá. Por fora parece ser bem pequena, bem menor que a ELS, que tem 3 andares. E pelo o que ouvi falar de alguns colegas que estudaram lá por um tempo também eles focam mais a conversação e a linguagem informal, ao contrário da ELS que é mais focada na gramática.


Acomodação

Na agência você podia escolher se acomodar em casa de família, residência estudantil ou alugar um apartamento por conta própria. Eu decidi então pagar 1 mês em casa de família e depois quando já estivesse lá eu decidia o que ia fazer para os próximos 5 meses.

Casa de família: Na própria agência você tem que preencher um questionário respondendo perguntas como, se gosta/quer animais de estimação, dormir em quarto individual ou dividir com alguém, o que gosta de comer, se tem preferência por casal, mulher/homem solteiro (a), crianças, entre outros. Respondi a esse questionário, e minhas únicas restrições foram: casa sem animais de estimação e dormir em quarto individual. E também você pode escolher estar incluso café da manhã e jantar (meia-pensão) ou somente jantar. Optei por meia-pensão. E o resto então é tudo por conta da agência, ela repassa seu questionário para a escola e eles ficam encaminhados de achar uma família para você.

Minha casa de família


Residência Estudantil: Dentre todas pelos EUA, há boatos de que a de Philadelphia é a melhor. Como nos EUA os universitários tem a opção de morar "dentro" do campus, estes mesmo prédios destinados aos estudantes da universidade são também destinados aos estudantes de intercâmbio. Na Saint Joe's tinha 5 residências estudantis (mini-prédios). O para os estudantes da ELS (Rashford Hall) ficava bem pertinho da escola, 5 minutinhos a pé. Os primeiros andares eram para quem estudava na ELS e os outros para os universitários. 

Rashford Hall

Apartamento/Casa: Isso é por sua conta. No entorno do campus há vários prédios que alugam apartamentos, alguns já mobiliados. E também tem vários sites que você pode procurar, como o Airnb e o Craiglist. O meu eu achei pelo Craiglist. Lá é muito comum as pessoas alugarem apenas quartos ou o próprio apartamento todo mobiliado por um período de tempo, a melhor época para achar é entre junho e setembro, que corresponde ao período de férias de lá. Ou seja, todo mundo viaja, e ninguém que ter que pagar aluguel sem estar no imóvel, então eles os coloca a aluguel.


Locomoção

Quando estava na casa de família, eu ia de ônibus. A universidade oferece gratuitamente um ônibus que para em todas as residências estudantis e alguns prédios da universidade. Ele para de 25 em 25 minutos em cada ponto. Então é super tranquilo para quem está em casa de família, pois as casas ficam no entorno da universidade e tem um ponto de ônibus perto para te levar e buscar.
Quando mudei para o centro, por sorte, tinha um ponto de ônibus em frente ao meu prédio e precisava pegar somente uma linha para chegar à escola, então não tinha nem como reclamar ou atrasar, pois as linhas de ônibus eram bem pontuais, os ônibus tinham ar-condicionado e como a linha que eu pegava passava toda hora, era muito difícil não ter assento. Então sempre dava para dar aquele cochilinho.

Primeira foto da turma (a cada fim de sessão tirávamos uma foto)
Gostaram do post, meninas? Ainda virão muitos outros. É muita informação, então é melhor separá-las direitinho. Qualquer dúvida ou curiosidade é só deixar um comentário que responderei.

(Como algumas pessoas tiveram dificuldades para achar o lugar onde comentar, você tem que clicar numa caixinha com um número do lado direito do título do post, tá? O local para comentar não fica na parte inferior do post e sim, na superior).

Beijos!!

Intercâmbio: Parte 1




Eu sempre tive vontade de fazer intercâmbio, conhecer pessoas e lugares novos, aprender a me virar sozinha, ser independente e claro, aprender inglês.
E em março deste ano realizei essa vontade. Fui para Philadelphia estudar inglês por 6 meses (vou contar tudo sobre essa experiência ao longo dos posts).

Quando cheguei lá, algumas pessoas me mandaram mensagens perguntando a respeito do intercâmbio e tudo mais, então vou tentar explicar tudinho!

Vamos lá! Antes de qualquer coisa você deve levar em consideração os elementos a seguir:

1) Quanto dinheiro você pretende gastar;
2) Quanto tempo ficar;
3) Que tipo de programa participar;
4) Qual o país/cidade você quer morar.

Hoje existe inúmeros tipos de programas de intercâmbio, então você primeiro tem que definir  qual mais se encaixa com o seu perfil e objetivo.

Separei quatro tipos de programas que são os mais comuns.

Au Pair $
Esse programa é um dos mais econômicos. É um programa para você ser babá, cuidar das crianças, levá-las para escola, dar banho, ajudar no dever de casa. Você mora com a família e recebe por isso cerca de 200 dólares/semana, mais uma bolsa de 500 dólares/ano para você fazer algum curso de seu interesse no seu tempo livre.
Ou seja, seu gasto é praticamente zero, porque a família te dá todo o suporte possível: alimentação e hospedagem, (às vezes transporte - você precisa ter carteira de motorista internacional).
É fundamental você gostar de crianças e estar disposto a ficar no mínimo um ano sendo au pair. E ter muita sorte de cair em um família bacana!

Temporary Work $
Esse programa é de curta duração e geralmente a duração varia de 3 a 4 meses, e você receberá uma remuneração por hora de trabalho. Antes de embarcar, você encontra com possíveis chefes em uma reunião. Dependendo do seu inglês você consegue trabalho em parques de diversões, hotéis ou restaurantes. Ou seja, antes de você sair do país você já sabe aonde vai trabalhar e morar.
Geralmente nesse programa eles colocam pessoas de mesma nacionalidade para morar juntas, ou seja, se seu desejo é realmente aprender inglês acho que esse não seja o melhor programa. 
Tive uma amiga que participou deste programa, ela trabalhou no Mc Donald's, e ela não recomendaria. Para quem não tem o inglês "bom", a chance de ir trabalhar em redes fast foods são imensas e nesse tipo de trabalho (mecânico) você não irá desenvolver tanto o seu inglês. Mas caso o seu inglês seja "bom" você pode acabar sendo contratado para trabalhar em hotéis e parques de diversões o que ajudará você a desenvolver o idioma, pois você terá muito contato com as pessoas.


Work + Study $$
Só existe 3 países que oferecem esse tipo de programa, porque na maioria dos países é proibido estudantes trabalhar. No Canadá tem dois tipos de programas, o OPUS e o WEP.
No WEP a duração é dividida em duas partes iguais, sendo a primeira de estudo e a segunda, de trabalho. O período de trabalho não pode ser superior ao de estudos.
Já o programa OPUS é oferecido no  Canadá, Austrália e Nova Zelândia com opções de duração de 6 ou 9 meses.
Ambos os programas você será remunerado por horas trabalhadas.
Eu cheguei a cogitar este programa, mas eles recomendam este tipo de intercâmbio para quem já tem um inglês mais avançado, o que não era o meu caso.


Cursos de Línguas $$$
Esse último é o mais caro, pois você tem que arcar com tudo. Alimentação, moradia e cursos, e dependendo do país você não pode trabalhar com visto de estudante, como é o caso dos EUA. Porém há países que é permitido, como Irlanda e Austrália.
Esse programa você tem que escolher basicamente o destino, quanto tempo gostaria de estudar e qual a escola/programa.
Há duas opções, ou você fecha diretamente com a escola ou você procura alguma agência para fazer essa intermediação.

Eu escolhi esse último, que vai ser assunto para um próximo post.

Para quem quiser mais informações sobre programas e cursos indico os sites abaixo.
(Antes de fechar meu pacote visitei todas essas agências).



Beijos,
Ayane S.